domingo, 26 de julho de 2009

CELEBRATE MADONNA!!!!


No conceito "obra de arte", Madonna divulga a capa da nova coletânea CELEBRATION
Por Rodolfo Abreu
www.twitter. com/rodolfoabreu

Provavelmente o nome Mr. Brainwash (algo como "Sr. Banho nas Idéias") nunca foi tão divulgado quanto agora. Segundo o site oficial de Madonna, esse é o codinome do artista que criou a capa do seu novo álbum, Celebration, que será lançado em setembro de 2009 como um greatest hits da cantora, na última parceria de Madonna com a gravadora Warner Music. O artista, que começou sua carreira como produtor de filmes na França, mais tarde ganhou fama como popular artista de rua. Agora mora em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde se consolidou como artista do grafite.

No trabalho de Mr. Brainwash é clara a influência da Pop Art, movimento que revolucionou o conceito de arte ao utilizar símbolos da cultura de massa como signos artísticos. Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Tom Wesselmann foram os principais artistas que, nos anos 1960, criaram e espalharam irreverência com suas obras da chamada arte pop. A lata da popular sopa Campbell's pintada e reproduzida em diversos tamanhos por Andy Warhol permaneceu como grande ícone do movimento, assim como os retratos em preto e branco ampliados e coloridos com tons fortes pelo método da serigrafia.

Elvis Presley e Marilyn Monroe ficaram eternizados em serigrafias de Warhol, que conheceu Madonna na década de 80, poucos anos antes de sua morte. Curiosamente Andy Warhol nunca pintou um retrato de Madonna. No entanto, no diário do artista, revelado alguns anos depois, foram encontradas diversas citações sobre a brilhante cantora quase estreante, da época, Madonna.

É no clima do trabalho de Warhol que Mr. Brainwash desenvolveu a arte para a capa de Celebration, de Madonna. Ao mesmo tempo um tributo à rainha do pop e ao ícone da Pop Art. Para o trabalho, o artista gráfico uniu duas fotos da cantora: uma clicada por Jean-Baptiste Mondino para a revista Bazaar, de 1990 e outra clássica de 1987 clicada por Alberto Tolot.

A fotomontagem foi trabalhada graficamente em preto e branco e ampliada para ficar com os pontos "abertos" - quando se pode ver pontilhado que forma as imagens. Ganhou cores fortes, que marcaram a boca, os cabelos e os olhos de Madonna. Na arte do nome do album, a tinta magenta (uma das cores básicas da impressão gráfica) escorre além dos limites da palavra "Celebration" , como em um trabalho feito em grafite e tinta, em qualquer rua de uma grande cidade. A imagem está impressa em um papel sépia, amarelado e é possível ver suas imperfeições naturais: sujeira, amassos, rasgos e colagens.

Detalhes cuidadosamente executados contribuem para a finalização. Através do nome "MADONNA", pode-se ler trechos de canções como "Miles Away" (so far away), "You Must Love Me" (deeper in my heart) e "Take a Bow" (you took my love for). Na imagem há ainda a assinatura no artista com um curioso coração no pingo do "i".

Mr. Brainwash é um nome que tende a ser valorizado no mercado de arte. Pelo seu site costumava vender trabalhos a 150 dólares. É o que cobrou por um print do spray da lata de Campbell's, numa mistura do signo de Warhol com o seu (lata de sopa e grafite). Preços assim, talvez nunca mais. É o efeito pós-Madonna.

Na era digital, com as opções das milhões de cores, pantones e tonalidades (bom ser repetitivo), Madonna ousou mais uma vez. Escolheu para figurar como capa de seu novo album um trabalho artístico que prima pelo processo de impressão pré era digital e reúne em uma única imagem o movimento da Pop Art, a revelação de um artista talentoso e sua própria imagem forte e onipresente há mais de 25 anos.


Imagem em alta qualidade do trabalho para a capa de CELEBRATION:
http://img9. imageshack. us/img9/5300/ lizrosenbergwbrc om20465.jpg

Site do artista:
http://www.mrbrainw ash.com/


Para ler ouvindo a própria!!!

http://www.youtube.com/watch?v=MoGF3_UkFxY

Nenhum comentário: