sábado, 30 de maio de 2009

Mira, mar! Causo di que talento eu tenho...só me falta-me um bom trampo!

Numa postagem mais antiga, descrevi as angústias de uma amiga que precisava de um emprego... Pois é... me vejo agora, não na mesma situação, mas com os mesmos sentimentos conflitantes... num momento de reflexão, decidi (na época em que escrevi esse texto)expor para futuros chefes, psicólogos e os caras do RH, minha atual posição...
Porque é preciso se valorizar... e aqui vão minhas qualificações... minha carta de apresentação!
Caso seja de interesse geral, permito a cópia, se a necessidade for desesperadora, caros colegas trabalhadores latino-americanos sem dinheiro no bolso (God Save Bel-Chior!)


Porque devo ser contratado

Bom dia... na verdade péssimo dia. Estou escrevendo para dizer que sou ótimo nas coisas em que eu quero ser ótimo, ou seja...pouca coisa. Pouca eu sei, porém extraordinárias. Não sonho muito alto, só quero ser escritor. Acabei, por algum erro de percurso, desses que sempre acontecem quando queremos ir atrás de algo que realmente nos instiga (nossos sonhos!) e por medo, ou qualquer outra grande conspiração do Universo, somos jogados para um outro lado do espaço, do saco, ou de uma mesa lotada de serviços atrasados.
Estou escrevendo porque não agüento mais viver de esperas... esperar o horário de almoço, do cafezinho da tarde, da reunião com um chefe que sabe menos que você porém deixa transparecer e FAZ perceber que sabe dez vezes mais que você e você, OLHA SÓ!, não sabe é de nada! E me desespero porque hoje à tarde farei uma reunião com ele para dizer que não entendo nada e preciso de ajuda. O que não aconteceria se eu vivesse só de escrever, se eu vivesse da forma que eu quero, sendo meu chefe, delegando a mim mesmo minhas funções... COMA AGORA! VAI COCHILAR NESSE EXATO MOMENTO! VAI BEBER UMA CEVA NO BUTECO DA ESQUINA E FIQUE POR LÁ POR DUAS HORAS!!! AGORAAAA!!!! É... bem, na verdade se eu fizesse tudo isso eu seria vagabundo e não um chefe. Mas o que eles fazem no computador o dia todo que não vemos? A gente não vê o trabalho dos chefes! Sendo assim posso afirmar que talvez os vagabundos sejam eles! Ontem por exemplo tive que abrir a impressora a laser e sujei as mãos (sim, as lasers sujam do mesmo jeito), e ainda ouvi que o coitado do técnico-estagiário (estagiário... raça que fui um dia, porém me desenvolvi e subi no posto como as lagartas que viram borboletas, porém, acabei virando mariposa..cigarra, ou outros desses bichinhos que a gente bate quando se aproximam) está ocupado demais e que EU... veja bem EU deveria resolver aquilo! Mas olha só! Esses dias ele tem estado em dias de fuder o diabo! Anda soltando fogo pelas ventas, pelas ventanias e até pelo raio que o parta... disse outrora que mudou seu estilo. AGORA? Mas fala sério hein!
Estou completamente apático agora, na frente do meu computador e nem posso jogar paciência porque a minha já se esgotou e a disgrama desse troço não ta instalado aqui. Acho que estou entrando numa derrocada imensa... uma imensa dor que está sufocando porque sei que não posso continuar aqui! Eu serei mais um acomodado que com o tempo terei a barriga crescendo e crescendo e crescendo... até eu completar trinta ou quarenta anos de trabalho e me aposentar. E nem casar eu quero, ou seja, se, com a graça de Deus minha mãezinha estiver aqui, estarei morando com ela! E tirarei um doutorado de fracassado, falido, barrigudo e inútil total! Não! Eu não vou aceitar isso!
Sugiro à vocês que me contratem porque sei que esse é um trabalho que quero fazer porque eu nasci pra isso! E eu serei tão excelente... tão melhor! Eu realmente serei bom e vocês não se arrependerão! Agora, se todo meu suplício e minhas explanações sobre meus dias infernais atrás de um computador vendo e fazendo e refazendo e revendo listagens absurdas que ele só pede pra mostrar trabalho... enfim... se nada disso comover os corações de vocês...aí quem sabe um estágio? Olha eu posso ser bom em qualquer coisa... Sim, porque apesar de ser bom em poucas coisas... eu... eu... posso me esforçar! O salário... bom, posso ganhar o mesmo que ganho aqui... um pouco menos se isso significar também uma redução nos descontos de INSS porque os daqui são absurdos!
Olha eu serei bom! Eu tenho 24 anos e ainda não tirei carta. Mas posso ser entregador! Vou de bicicleta, mas me tirem daqui!!! Mas me dêem um espaço para escrever! Só quero isso! Preciso viver disso! Só disso! Não é um pensamento egoísta ou estupidamente vagal... só quero isso! Só isso!
Qualquer coisa...eu tenho bicicleta!
Para terminar, ele ainda disse que eu precisava de um organograma e que minha própria vida estava desorganizada! Como é que eu faço um organograma pra minha vida? Não me lembro de ter visto isso na faculdade! Nunca usamos esse exemplo. Sempre pensei que deveríamos viver a vida de acordo com nossas vontades e sonhos. Mas parece que as coisas não são bem assim. Se eu vivesse só de escrever, eu escreveria sobre sonhos, desejos e vontades... e a vida como uma coisa boa e não travada como a um trauma ou infelicidade que justamente os chefes tem. Com certeza eles devem ter alguma modificação genética que indica que, além de chefes, serão frustrados com a felicidade - alheia? não! a dos funcionários mesmo. Mas você, futuro chefe que estará lendo tudo isso, não será assim! Não será porque vai me deixar viver bem apenas escrevendo! E bebendo uma ceva dez em quando porque sabe que isso me trará inspiração e eu subirei de posto sendo o seu terceiro, segundo, ou, já que estamos pensando alto, quem sabe, seu número um na lista dos best-sellers.
Obrigado pela atenção dispensada,
Fico no aguardo de respostas sempre positivas. Tenha um ótimo dia (porque o meu está sendo do cão!) e não jogue isso fora. Um dia você vai precisar de alguém que ande de bicicleta. Mas sempre com um caderninho na mão!

Jeam Tiago da Silva Camilo
20/03/07
14:06

Nenhum comentário: